segunda-feira, 27 de abril de 2009

Nova tecnologia pode colocar 100 DVDs em um único disco


A General Electric anunciou ter obtido um grande avanço na tecnologia de armazenagem digital de informações, que permitirá que discos de tamanho padronizado abriguem conteúdo equivalente ao de 100 atuais DVDs.


Por enquanto, o avanço na tecnologia de armazenagem que a GE está anunciando funciona apenas em laboratório. Será preciso adaptar a nova tecnologia ao uso em produtos que possam ser produzidos em massa e vendidos a preços acessíveis.

Mas os especialistas em sistemas de armazenagem óptica e analistas setoriais que foram informados sobre o desdobramento afirmam que o método promete ser um grande passo adiante na armazenagem digital, e que ele oferece ampla gama de usos potenciais nos mercados comercial, científico e ao consumidor.

"Podemos estar diante da próxima geração de sistemas de armazenagem de baixo custo", disse Richard Doherty, analista da Envisioneering, uma empresa de pesquisa sobre tecnologia.

A equipe da GE planeja apresentar seus dados de pesquisa e resultados de laboratório em uma conferência sobre armazenagem óptica de dados em Orlando, Flórida, no mês que vem.

No entanto, dizem os analistas, a viabilidade prática da tecnologia da GE ainda não foi provada, e pouco se sabe sobre os aspectos econômicos envolvidos.

A empresa se concentrará inicialmente em vender a tecnologia em mercados comerciais, como estúdios de cinema, redes de televisão e centrais de pesquisa médica e hospitais, para armazenar imagens que requerem uso pesado de dados, como filmes de Hollywood e tomografias cerebrais. Mas vender a tecnologia a um mercado empresarial mais amplo e diretamente ao consumidor é a meta final.

Para tanto, a GE terá de trabalhar com parceiros a fim de licenciar sua tecnologia e seu conhecimento de armazenagem holográfica, e a empresa já está negociando com grandes fabricantes de eletrônicos e de sistemas de armazenagem, disse Bill Kernick, que comanda a divisão de vendas de tecnologia da GE. A pesquisa holográfica era inicialmente parte do trabalho da GE com plásticos, em uma divisão que a companhia vendeu dois anos atrás à Saudi Basic Industries, por US$ 11,6 bilhões.

Tradução: Paulo Migliacci ME
The New York Times

Leia Mais…

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Planejamento Financeiro (Parte 3): O primeiro passo.


Antes de tudo, é preciso se ter uma radiografia do seu perfil financeiro.
Para tanto, é necessário que você identifique claramente suas receitas (entradas) e despesas (saídas).

Na totalização de sua receita, você deve considerar salário, comissão, mesada, bônus, abonos, etc.

Para mapear todas suas despesas dá um pouco mais de trabalho, é necessário que você registre todas suas despesas (tudo mesmo), é importante que você identifique para onde vai cada real.

O período de registro deve ser de no mínimo um mês. Este registro pode ser feito em um meio de fácil acesso a qualquer momento, como um bloco de papel, agenda, celular, palm, laptop, etc.

Vale também fazer este levantamento baseado em histórico, como contra-cheques, contas e recibos dos meses anteriores. Porém no caso das despesas, muitas coisas não se têm nenhum tipo de registro, mas já é uma ajuda.

Acompanhe as próximas orientações que serão postadas aqui no Blog.

Leia Mais…

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Anatel publica regulamento para internet via rede elétrica



Foi publicada nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a medida que aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL) no País.
A Resolução 527, que libera a adoção da nova tecnologia de internet, cuja prestação é feita pela rede elétrica, define critérios técnicos para o oferecimento do serviço através de comunicação de dados utilizando radiofreqüência na faixa entre 1.705 kHz e 50MHz.

O sistema BPL será oferecido através da instalação de um modem feito com chips de silício, desenvolvido por empresas de equipamentos tecnológicos. Por cabos ligados à tomada com o formato de um plug, o aparelho irá conectar a rede elétrica ao computador, meio pelo qual será disponibilizado o acesso à web com velocidade de cerca de 200 megabits por segundo e por onde o BPL irá receber os dados.

"Ele funcionará como um conversor que você ligará na tomada e, a partir disso, terá acesso à internet no seu computador pela captação de dados repassados pela rede elétrica", explica Diana Tomimura, especialista em regulação da Anatel. "Esse equipamento poderá ser ligado em qualquer tomada residencial que forneça energia elétrica para que seja possível navegar no espaço virtual", complementa.

Ainda sem custo definido, o que depende da adesão ao produto e do interesse de fabricantes e prestadoras em oferecer a tecnologia, a internet via rede elétrica deverá ter, no entanto, um valor semelhante às assinaturas atuais de acesso à web. "A idéia é que este serviço seja competitivo no mercado de internet", diz Marco Antônio de Oliveira Tavares, gerente operacional de planejamento da Anatel.
Ele destaca também como diferencial do sistema BPL o benefício da capilaridade do acesso à energia elétrica no país, em mais de 90% das residências. "Tendo energia elétrica em casa, será possível ter acesso à internet", argumenta o gerente operacional. "Não será preciso ter linha telefônica para poder ter internet", reforça ainda a especialista Diana.

Os equipamentos que vão ser utilizados no sistema BPL deverão ter certificação de uso específica reconhecida pela Anatel.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá dispor sobre a prestação do serviço elétrico. As empresas interessadas em prestar serviços de internet em sistema de BPL devem apresentar à Anatel, no mínimo 30 dias antes do início de suas operações, informações referentes à criação e à manutenção de uma base de dados pública.

Até o dia 11 de maio, a Aneel fará uma consulta pública sobre o interesse em prestação de serviços de banda larga pela rede elétrica.

Para o dia 13 de maio, está agendada uma reunião da Aneel, em Brasília, ocasião na qual será decidida a redação final da regulamentação.

O BPL já é oferecido na Europa, a exemplo da Espanha, onde é oferecido por companhias especializadas em internet elétrica.


O sinal do BPL sai da central, indo para o injetor, que vai se encarregar de enviá-lo à rede elétrica. No caminho, o repetidor tem a função de não deixar com que os transformadores filtrem as altas frequências. Chegando perto da casa, o extrator, que deixa o sinal pronta para uso da casa, chegando até o modem BPL, que vai converter para uso pelo computador, através de uma porta Ethernet ou USB.
Clique na imagem para uma melhor visualização.







Leia Mais…

terça-feira, 7 de abril de 2009

Aprendendo com Jesus (Parte 2).


Manter o foco em nossos objetivos. Eis uma grande lição que Jesus nos deixou.


Ele sempre focou o seu: Trazer salvação aos perdidos.

Apesar de saber que teria que entregar a sua própria vida para alcançá-lo, manteve-se firme em seu propósito.

Dor, humilhação, ofensa, traição e sofrimento não tiveram forças para paralisar o Mestre.

E quanto a nós ? Às vezes entregamos os pontos muito facilmente, por coisas mais leves ou mais simples do que aquelas enfrentadas por Cristo.

Aprendamos então com Ele. Manter o foco, apesar de todas as dificuldades.

Sugiro que você leia os seguintes textos bíblicos: João 16:33 e Salmo 23.

Leia Mais…

sábado, 4 de abril de 2009

O futuro já chegou ?



Audi Shark , é nome do protótipo desenvolvido por um estudante turco que aposta no inusitado: aposentar rodas e pneus para o deslocamento sem atrito, sobre um colchão de ar, como os Hovercrafts.(Clique no link abaixo para ler o post na íntegra)

Ao olhar para a foto e conhecer a proposta do projeto, nos traz a lembrança dos carros futuristas.

Carro do futuro, esta é mesmo a idéia contida no conceito desenvolvido pelo turco Kazim Doku, vencedor do concurso de design patrocinado pela montadora alemã.

A criação estilística, ao menos por enquanto, é nada menos que um hovercraft, veículo capaz de se locomover sobre um bolsão de ar, com possibilidade de ultrapassar vários tipos de pisos.
Sem contato com o solo, os modelos desta natureza que já existem dispensam rodas, pneus, suspensão e vários outros sistemas inteiros que integram um carro convencional.

O nome Audi Shark, vêm das suas linhas ao estilo de um tubarão.














Hoje, o Audi Shark ainda parece uma obra de ficção científica. Mas, aponta tendências de um futuro que não tarda a se tornar realidade.


Leia Mais…