quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Governo lança hoje novo documento de identidade




 Será lançado hoje, em Brasília, o Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento de identidade dos brasileiros, que deve substituir o atual RG. A carteira de identidade continuará válida pelo menos até que todos os cidadãos tenham sido recadastrados, segundo informações do Ministério da Justiça.


O novo documento conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor e CPF.

Segundo o Ministério da Justiça, com o RIC, cada cidadão passa a ter um número único baseado em suas impressões digitais do Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil, que estará integrado com as bases de dados dos órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal.

As primeiras cidades a participarem do projeto piloto serão Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (Goiás), Ilha de Itamaracá (Pernambuco), Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) e Rio Sono (Tocantins). Nesta primeira etapa, 2 milhões de brasileiros serão selecionados para receber o RIC.

A implantação do RIC ocorrerá em um período de nove anos, com etapas graduais. Os cartões RIC emitidos em 2011 serão custeados pelo Ministério da Justiça e não terão custo para o cidadão ou para os institutos de identificação. O investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões. Para os próximos anos, o Comitê Gestor do RIC vai definir a origem dos recursos que vão custear as emissões, sendo possível, inclusive, parcerias público-privadas e financiamento internacional.

O lançamento acontece no Salão Negro do Palácio da Justiça, às 12h, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, do diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini, e do presidente da Casa da Moeda do Brasil, Luiz Felipe Denucci, entre outras autoridades.

Fonte: Agência Estado

Leia Mais…

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Curiosidade: Ano-Novo ou Réveillon


O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C.

Alguns povos e países comemoram em datas diferentes. Ainda hoje, na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. 

No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro. 

A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" -, dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. 

Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina. 

 Aproveito a oportunidade para desejar a todos os leitores e seguidores um 2011 cheio de paz, alegria, saúde e presença de Deus. 
Por isso segue uma dica: Cultive paz, alegria, saúde e presença de Deus.

                                                                                                    Altamir Uelington.

 

Leia Mais…

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Alerta de chuva via SMS


Cerca de três milhões de pessoas que vivem em áreas de risco em São Paulo poderão receber avisos no telefone celular antecipando riscos de enchentes em seus bairros. As mensagens de textos começarão a ser enviadas neste verão, segundo o Departamento de Águas e Energia (Daee).


Os primeiros testes já começaram em dezembro com a temporada de chuvas.


O envio do SMS será gratuito - o custo será arcado pelo Estado, que negocia com as operadoras de telefonia celular - e o aviso acontecerá com uma antecedência de duas a três horas das chuvas.


O órgão informou ainda que serão enviados torpedos somente sobre grandes volumes de chuva e que, além de saber quando ela vai chegar, as pessoas serão informados sobre a duração do temporal. O serviço faz parte de um sistema de alerta e controle de enchentes lançado em outubro, que consiste em um radar meteorológico que detecta a chuva, o momento que ela começa e o seu local.


São Paulo será a primeira cidade a receber o serviço. Em seguida, o Daee deve extender a cidades da região metropolitana, como Santo André, São Caetano, Caieiras e Franco da Rocha.

Leia Mais…

sábado, 25 de dezembro de 2010

Chips de identificação Veicular












Automóveis, caminhões, ônibus e motos começarão a receber o chip de identificação, que fornecerá informações em tempo real sobre os veículos já a partir de 2011 segundo informou o Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos).
 
O uso da etiqueta eletrônica (TAG) será obrigatório a partir de 2014. Os veículos que forem flagrados sem o equipamento serão multados em R$ 127,69 e os motoristas perderão cinco pontos na carteira.

 O sistema, considerado uma espécie de ‘Big Brother’ da frota brasileira, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vai ajudar a inibir roubos e furtos de veículos, além de ajudar na gestão do tráfego. As informações armazenadas nos chips — placas, número do chassi, Renavan, IPVA, multas e vistorias em atraso — serão captadas por antenas. Os dados serão repassados automaticamente para os Detrans. As polícias também poderão ter acesso às informações.

 As informações armazenadas nos chips serão captadas por antenas e transmitidas para os Detrans. O uso obrigatório do sistema começará em 2014, mas em algumas cidades como São Paulo e Rio, onde a implantação da infraestrutura está mais avançada, os chips começarão a ser instalados já em 2011.
 As etiquetas serão fixadas no lado interno do pára-brisa dos veículos e em local ainda não definido nas motocicletas. Nas ruas e estradas serão instaladas antenas para captar as informações dos chips, a uma distância mínima de cinco metros. Cada Detran terá uma central, que vai processar as informações recebidas e cruzará com dados nacionais sobre licenciamento, roubo e furto de veículos. Apenas carros bélicos, de uso militar estarão livres dos chips.

Leia Mais…

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dica de Leitura: Como conquistar a obediência dos filhos.


Acabei de ler esta semana esta valiosa obra, que em muito nos orienta na desafiante e gratificante tarefa de educar nossos filhos. Numa perspectiva comportamental e de caráter, o livro aborda o tema de forma certeira, com linguagem acessível e excelentes exemplos cotidianos. Altamir Uelington.


“Em uma abordagem prática, com base bíblica, este livro apresenta eficientes ferramentas para tornar a tarefa de educar os filhos mais fácil e mais estimulante. Aprenda educar os seus filhos de modo consistente, corrigindo-os de forma construtiva, através de estratégias eficazes para lidar com uma das responsabilidades mais desafiadoras que alguém pode ter.”

Informações técnicas:


ISBN: 9788576890492
Título: Como conquistar a obediência dos filhos
Nº de Páginas: 224
Formato: 16 cm x 23 cm
Encadernação: Brochura
Idioma: Português

Leia Mais…