Antes de tudo, é preciso se ter uma radiografia do seu perfil financeiro.
Para tanto, é necessário que você identifique claramente suas receitas (entradas) e despesas (saídas).
Na totalização de sua receita, você deve considerar salário, comissão, mesada, bônus, abonos, etc.
Para mapear todas suas despesas dá um pouco mais de trabalho, é necessário que você registre todas suas despesas (tudo mesmo), é importante que você identifique para onde vai cada real.
O período de registro deve ser de no mínimo um mês. Este registro pode ser feito em um meio de fácil acesso a qualquer momento, como um bloco de papel, agenda, celular, palm, laptop, etc.
Vale também fazer este levantamento baseado em histórico, como contra-cheques, contas e recibos dos meses anteriores. Porém no caso das despesas, muitas coisas não se têm nenhum tipo de registro, mas já é uma ajuda.
Acompanhe as próximas orientações que serão postadas aqui no Blog.
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quinta-feira, 23 de abril de 2009
Planejamento Financeiro (Parte 3): O primeiro passo.
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