Após ter identificado e totalizado suas receitas e despesas, é chegada a hora de você efetuar algumas análises.
Cabe ressaltar que neste momento, você começa a trabalhar naquilo que chamamos de orçamento doméstico ou orçamento pessoal. Que é algo extremamente importante para o êxito do seu planejamento financeiro.
A partir dos dados obtidos em relação às suas despesas, elabore uma tabela relacionando em uma coluna as despesas do último mês, procurando dividir as receitas/despesas em categorias. Por exemplo:
• Imóvel: aluguel/prestação, energia elétrica, água/esgoto, gás, telefone fixo, telefone celular, acesso à internet, condomínio, empregada doméstica/diarista, manutenção da casa, etc;
• Alimentação: refeições (trabalho), supermercado, feira/quitanda, padaria, açougue, etc;
• Vestuário: roupas, acessórios/calçados, lavadeira, passadeira, costureira, etc;
• Educação: escola/faculdade, idiomas/extracurriculares, material escolar/similares, etc;
• Transporte: prestação do carro, combustível, limpeza/manutenção/reparos, passagens (ônibus/metrô/avião), etc;
• Seguros & Previdência: automóveis, residencial, vida, previdência privada, etc;
• Despesas com saúde: plano de saúde, consultas médicas/odontológicas, exames, medicamentos, emergências, tratamentos, terapias, etc;
• Impostos e tributos: IPVA, IPTU, Imposto de Renda, INSS, IOF, tarifas bancárias, etc;
• Empréstimos/Financiamentos: juros/cheque especial, crediários/prestações, rotativo/cartão de crédito, etc;
• Diversão e lazer: cinema/teatro, aluguel de DVD de vídeo, jornais, revistas, livros, cd's, restaurantes, academia/clube, etc.
• Gastos Diversos: Aqui deve entrar aqueles gastos que tem característica eventual, portanto não vale a pena criar uma categoria específica para eles. Exemplo: Presentes, contribuições, etc.
Outras categorias que podem ser criadas são: Dízimo/ofertas, Mesadas, Plano de viagens, ou seja, a tabela precisa representar o seu orçamento.
Faça uma comparação do total das despesas com a receita do mês. Calcule o saldo (positivo ou negativo). Caso você apresente gastos maiores do que receitas, prepare-se para reduzir despesas, começando por aquelas que você e sua família consideram como supérfluas. A tabela elaborada irá ajudá-lo nesta importante tarefa.
Acompanhe as próximas orientações que serão postadas aqui.
Criado em janeiro de 2009, este blog tem como objetivo compartilhar idéias, dicas, dúvidas e críticas sobre temas que tenho interesse. Boa leitura e faça seus comentários, pois quero que este espaço seja nosso e não meu. Preencha o formulário no final da página com seu e-mail e dê sua opinião sobre o blog.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Planejamento Financeiro (Parte 4): A análise.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.