quarta-feira, 10 de junho de 2009

O blog da Petrobras







Não vai demorar para que o blog da Petrobrás (petrobrasfatosedados.wordpress.com) comece a aparecer em relatos acadêmicos nos congressos da área de comunicação, especialmente nos de Relações Públicas e de Jornalismo.


E muito justificadamente.A empresa quebrou tabus antigos da comunicação empresarial, como o de que não se deve contrariar a imprensa, e criou um instrumento que a permite expor sua visão sobre os fatos que a envolve sem a edição da mídia e com rapidez.



Isso gerou uma forte reação da mídia tradicional, que não gosta quando as fontes resolvem falar diretamente com a população, especialmente quando isso não envolve elevado gasto com publicidade.



O aspecto mais contestado da iniciativa da Petrobrás, e de fato questionável sob o ponto de vista dos antigos padrões de relacionamento entre assessorias e as redações de empresas jornalísticas, é o de que, no seu blog, a Petrobras antecipa o conteúdo de entrevistas que só seriam conhecidas, por exemplo, no dia seguinte, para o caso dos jornais impressos, revelando as perguntas feitas pelos jornalistas e as respostas da companhia.



A empresa afirmou que não há impedimento jurídico para que isso ocorra.


As perguntas dos jornalistas são públicas, assim como as suas respostas, sustenta. Ela não considera, no entanto, o trabalho intelectual presente na elaboração das perguntas, e, ao disponibilizar para todos os leitores do blog, também o faz para a concorrência do veículo de comunicação.



Só que este não é um problema da fonte. No caso, da Petrobrás. Este é um problema da indústria do jornalismo, que anda mesmo muito lenta para se reinventar em tempos de blogs e twitters.



O jornal impresso então, que parece já fazer parte do período paleolítico da imprensa, amarga condições precárias de sobrevivência.



Pioneira em tantas áreas em sua atividade fim, a Petrobrás está de parabéns por ter sido, se não a pioneira — já que muitas outras empresas ou seus executivos possuem blogs, como mostra o livro “Blog Corporativo” (www.blogcorporativo.net/) —, uma companhia que utilizou da sua importância para colocar as práticas da comunicação empresarial em ou outro patamar de transparência e agilidade.Sob o ponto de vista político, o blog da Petrobrás cumpre o papel público de defender a empresa que é de todos, e até por dever cívico não pode sucumbir sem reação à campanha orquestrada contra a sua imagem.



Fonte: Sindipetro-NF

Um comentário:

Márcia Sicheler disse...

Adorei Altamir!!! Acho que agora cai por terra aquela “visão turva” do significado real do blog, e as empresas passam a entender que Blog é uma categoria de site onde estas páginas podem receber complementos como comentários, notas e atualizações do próprio público ou dos autores.
Pois é, e estas definições simples acima refletem a realidade atual lembrando sempre que blog é um tipo de site que nada mais é que um local na Internet, formado por páginas de conteúdo.

Um beijão.
Márcia Sicheler
http://wwwmsicheler.blogspot.com

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