A Petrobras se transformou esta semana na quinta maior empresa do mundo em valor de mercado, de acordo com levantamento feito da agência de notícias Bloomberg.
A estatal brasileira atingiu o valor de US$ 208 bilhões, ultrapassando as chinesas China Mobile, maior empresa de telecomunicações do mundo, e China Construction Bank, do ramo financeiro.
A liderança do ranking permanece com a petroleira americana ExxonMobil. Em reportagem publicada na sexta-feira (16), a Bloomberg credita o bom desempenho da Petrobras às perspectivas de crescimento por conta do pré-sal.
De acordo com a agência, as ações da companhia subiram 60% este ano, no maior ganho entre as dez maiores empresas do mundo, enquanto o petróleo teve valorização de 73%.A reportagem nota ainda que a valorização do real ao seu maior nível em 13 meses ajuda a impulsionar o valor da Petrobras em dólares.
Apenas este ano, a estatal brasileira já ultrapassou empresas de porte em diversos setores, como Berkshire Hathaway, Procter & Gamble, IBM, Johnson & Johnson, BP, General Electric, Royal Dutch Shell, JPMorgan Chase & Co., BHP Billiton, Walmart e HSBC. À sua frente, além da Exxon, com US$ 350,5 bilhões em valor de mercado, estão as chinesas Petrochina e Industrial & Commercial Bank of China e a americana Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.