Investir no mercado de ações pode até parecer algo muito complexo, mais é mais fácil do que muita gente imagina.
No entanto, como é um mercado mais complexo e com mais variáveis de análise do que o mercado de renda fixa, por exemplo, é fundamental que o investidor conheça suas principais características antes de investir.
Ao comprar uma ação, você passa a ser sócio de uma empresa, comprando uma participação no capital da mesma. Se a empresa for bem, o preço da ação possivelmente subirá, se as coisas não forem tão bem assim, o preço possivelmente cairá.
Basicamente existem três formas de investir em ações:
1- Investimento direto em ações é mais popular entre investidores mais experientes, que estão constantemente "plugados" no mercado, e que gostam de administrar seu próprio dinheiro.
2- Fundos de Investimento são mais populares entre investidores que não têm tanto tempo (ou vontade) de administrar a sua carteira, ou preferem minimizar o risco, investindo pequenas quantidades em uma carteira diversificada do que em uma única ação.
3- Clubes de de Investimento funcionam da mesma forma que os fundos, embora, em muitos casos, os próprios cotistas podem participar da administração da carteira e, inclusive, definir em uma decisão conjunta qual será a taxa de administração cobrada.
Criado em janeiro de 2009, este blog tem como objetivo compartilhar idéias, dicas, dúvidas e críticas sobre temas que tenho interesse. Boa leitura e faça seus comentários, pois quero que este espaço seja nosso e não meu. Preencha o formulário no final da página com seu e-mail e dê sua opinião sobre o blog.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Mercado de ações (Introdução)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Até que não é nenhum bicho papão ...
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.