segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Qual o tamanho do pré-sal ?




As reservas de petróleo descobertas abaixo da camada de sal no litoral brasileiro se estendem por cerca de 800 km, de Santa Catarina ao Espírito Santo, e chegam a ter 200 km de largura, em uma área de 112 mil km quadrados.

Para atingir as jazidas de óleo e gás, entre 5 mil e 7 mil m de profundidade, é preciso perfurar até 2 mil m de sal, sob uma lâmina d'água entre 1 mil e 3 mil metros de profundidade.

Até o momento apenas as áreas de Tupi e de Iara (na Bacia de Santos) e do Parque das Baleias (na Bacia de Campos) tiveram avaliação que permitiu estimativas de volumes recuperáveis.

A Petrobras avalia que as três áreas podem produzir pelo menos 9,5 bilhões de barris, podendo chegar a 14 bilhões de barris, o que corresponde às reservas atuais da Petrobras no Brasil.

Se forem confirmadas as estimativas, o Brasil dobraria o volume de suas reservas de petróleo e ultrapassaria o Catar, a China e os Estados Unidos, que possuem 15,2 bilhões, 16 bilhões e 20,9 bilhões de barris de petróleo cru, segundo dados de 2008 da Agência Central de Inteligência americana (CIA).

Com isso, o Brasil passaria para a 12ª posição do ranking da agência, que é liderada pela Arábia Saudita (266 bilhões de barris).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.