domingo, 11 de dezembro de 2011

Simplificação do Imposto de Renda


Fim da declaração simplificada


Pessoas físicas com uma só fonte de renda não precisarão mais preencher o formulário do IR

Os contribuintes que possuírem uma única fonte de renda, forem pessoas físicas e optarem pelo modelo simplificado não vão mais precisar fazer a declaração do Imposto de Renda (IR). A previsão da Receita Federal é de que essa medida entre em vigor a partir de 2014, quando seria entregue a declaração referente ao ano-calendário de 2013. Outra novidade, prevista para o ano que vem, é a possibilidade de fazer o pagamento dos impostos com cartão de crédito ou débito financeiro.

A Receita Federal passará a preencher as declarações dos contribuintes que se encaixarem nesse perfil. A eles caberá apenas confirmar ou não as informações contidas no documento. Para os demais contribuintes, a declaração vai permanecer como é hoje, com alguns ajustes apenas.

A mudança tem como objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro.

Na semana passada, o Governo já havia decidido acabar com a principal declaração entregue hoje pelas empresas, a do IR da Pessoa Jurídica. A Receita Federal também pretende extinguir outros sete documentos e adotar medidas para simplificar o PIS/Cofins.

Em entrevista, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, disse que não será possível eliminar a declaração de todas as pessoas físicas porque ainda existem informações que precisam ser prestadas pelo próprio contribuinte, caso das despesas médicas, com educação e doações, que a administração tributária desconhece previamente.

Este ano, foram entregues 24,4 milhões de declarações de Imposto de Renda. Cerca de 569.671 caíram na malha fina, segundo a Receita. Em 2010, o número chegou a 700 mil

A partir do ano que vem, os contribuintes já devem poder pagar todos os impostos federais com cartão de crédito ou de débito. O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) passará a ser impresso com códigos de barra para facilitar a operação.

Fonte: O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.