sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mercado de ações (Introdução)



Investir no mercado de ações pode até parecer algo muito complexo, mais é mais fácil do que muita gente imagina.

No entanto, como é um mercado mais complexo e com mais variáveis de análise do que o mercado de renda fixa, por exemplo, é fundamental que o investidor conheça suas principais características antes de investir.

Ao comprar uma ação, você passa a ser sócio de uma empresa, comprando uma participação no capital da mesma. Se a empresa for bem, o preço da ação possivelmente subirá, se as coisas não forem tão bem assim, o preço possivelmente cairá.

Basicamente existem três formas de investir em ações:

1- Investimento direto em ações é mais popular entre investidores mais experientes, que estão constantemente "plugados" no mercado, e que gostam de administrar seu próprio dinheiro.

2- Fundos de Investimento são mais populares entre investidores que não têm tanto tempo (ou vontade) de administrar a sua carteira, ou preferem minimizar o risco, investindo pequenas quantidades em uma carteira diversificada do que em uma única ação.

3- Clubes de de Investimento funcionam da mesma forma que os fundos, embora, em muitos casos, os próprios cotistas podem participar da administração da carteira e, inclusive, definir em uma decisão conjunta qual será a taxa de administração cobrada.
















Um comentário:

Gil disse...

Até que não é nenhum bicho papão ...

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.