terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dicas para comprar um Netbook




Netbooks são computadores com o tamanho reduzido e criados para realizar tarefas cotidianas, como edição de texto e, principalmente, navegar na internet. Com preço médio de R$ 1.200, eles não têm o poder de processamento de notebooks convencionais, mas são fáceis de carregar em viagens ou para a sala de aula. Veja a seguir as principais características desses aparelhos e o que deve ser levado em conta na hora da compra.




  

Peso/Tamanho
Em média, um netbook pesa 1,3 quilo. As dimensões ficam em torno de três centímetros de altura, vinte centímetros de profundidade e trinta centímetros de largura. O tamanho da tela fica entre oito e onze polegadas.
Itens obrigatórios
Entre os recursos obrigatórios em qualquer netbook estão suporte a redes sem fio do padrão Wi-Fi, webcam e entradas para cartão SD.
Processador
É um dos principais fatores para determinar a velocidade de um computador. A maioria dos netbooks vem com o chip Atom, da Intel. Na média, ele tem velocidade de 1.6 MHz, mas alguns netbooks mais sofisticados têm chips mais rápidos.
Memória RAM
Há netbooks com 4GB de memória RAM, mas a maioria fica em torno de 1GB ou 2GB. Assim como o processador, quanto mais memória, mais rápida será a velocidade do computador ao realizar as tarefas.
3G
Ter um modem 3G embutido no netbook significa acessar a internet em muitos lugares onde não há sinal Wi-Fi, desde que haja cobertura de sinal da operadora de telefonia. Basta inserir o chip do celular no modem e navegar. Em alguns netbooks, comercializados em parcerias com operadoras, o modem 3G é bloqueado. Mas há modelos que aceitam qualquer chip.
Processamento gráfico
Nem todos os netbooks possuem processador dedicado aos recursos gráficos. Esse chip faz diferença na hora de assistir a vídeos de alta resolução e rodar aplicações gráficas de vídeo, entre outras atividades.
Por isso, um dos diferenciais dos netbooks mais sofisticados é a presença de um processador gráfico, normalmente da NVidia. No exterior já há diversos modelos equipados com a linha ION, a mais avançada entre os chips gráficos para equipamentos portáteis.
Armazenamento
Netbooks possuem em média 160GB de espaço para armazenamento. É mais do que suficiente para um equipamento desse tipo.
Alguns netbooks usam discos do padrão SSD (Solid State Disk). Eles funcionam de forma similar a memórias do tipo Flash (encontradas em pen drives) e não têm partes móveis. Por isso, são mais rápidos e resistentes do que os HDs convencionais. Por outro lado, são mais caros.
Teclado
Uma boa dica ao comprar um netbook é visitar uma loja e testar alguns modelos. Tente se acostumar com as teclas sem espaçamento e com a disposição entre elas.
O teclado de um netbook equivale à metade do tamanho de um teclado padrão. Pode ser cansativo passar horas digitando documentos em um netbook, ou utilizar mensageiros por muito tempo. Para compensar a falta de espaço, há a tecla “Fn”, que aciona as teclas de atalho, numéricas e de sistema.
Sistema operacional
Atualmente a maioria dos netbooks vem com os sistemas Windows XP e Windows 7. Há ainda alguns modelos com Ubuntu Linux. De modo geral, as opções com Windows são as mais adequadas, devido à quantidade de programas disponíveis para essa plataforma. O Windows XP é mais antigo do que o 7, mas é mais rápido.
Portas USB
Em média os netbooks possuem três portas USB. Lembre-se que ao plugar um mouse e um teclado, restará apenas uma porta. Escolha um modelo como maior número de portas possível.
Bluetooth
O padrão sem fio Bluetooth é útil principalmente para trocar arquivos com celulares. Alguns mouses sem fio também usam esse padrão.
Saída de vídeo
A maioria dos netbooks possui saída VGA. Ela permite conectar o equipamento a televisores e projetores, sendo útil em apresentações de trabalho. Alguns netbooks têm saída do padrão HDMI, que transmitem sinal de vídeo digital.



Fonte: IG Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.