quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Curiosidade: Ano-Novo ou Réveillon


O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C.

Alguns povos e países comemoram em datas diferentes. Ainda hoje, na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. 

No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro. 

A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" -, dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. 

Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina. 

 Aproveito a oportunidade para desejar a todos os leitores e seguidores um 2011 cheio de paz, alegria, saúde e presença de Deus. 
Por isso segue uma dica: Cultive paz, alegria, saúde e presença de Deus.

                                                                                                    Altamir Uelington.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.