quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mais notícias sobre a redução do IPI



Segundo a imprensa Ganha força no Palácio do Planalto a proposta do Ministério da Fazenda de prorrogar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos zero, mas com um aumento gradual das alíquotas.

A ideia já teria o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniria ontem à noite com o ministro Guido Mantega para acertar os últimos detalhes da medida.

A equipe econômica vai alterar os incentivos concedidos para estimular as vendas do setor automobilístico, preservando somente a redução para os chamados carros populares (motor 1.0). Para os demais, as alíquotas subiriam gradativamente, mas ainda assim ficariam abaixo das cobradas em 2008. O alívio no IPI nos moldes atuais vigora até o dia 30.

De acordo com fontes do Planalto, o anúncio oficial das mudanças só deverá ser feito na segunda-feira, para não prejudicar as vendas no último fim de semana de preços mais baixos. A redução do IPI para carros começou em dezembro e foi prorrogada em março, por três meses. Para automóveis de até 1.000 cilindradas, o imposto caiu de 7% para zero. De 1.000 a 2.000 cilindradas, baixou à metade.

A queda do IPI para itens de material de construção, que também vence na próxima terça-feira, deverá ser prorrogada por um período de pelo menos três meses, mas, nesse caso, sem alterações. O mesmo se espera para os eletrodomésticos de linha branca (fogões, geladeiras, freezers) que estão com a garantia de alíquotas do imposto reduzidas pelo menos até o dia 17 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.