segunda-feira, 29 de junho de 2009

Redução de IPI mantida.


O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, detalhou nesta segunda-feira o cronograma para a volta da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre carros com motor 1.0 l. Atualmente com alíquota zero, o segmento passará a ter cobrança de 1,5% em outubro.


O IPI teve sua alíquota para este tipo de carro reduzida de 7% a zero em dezembro de 2008, como forma de incentivar as vendas do setor, fortemente atingidas pelo agravamento da crise econômica.

Pelo cronograma do governo, após a alta a 1,5% em outubro, o segmento 1.0 l passará a pagar IPI de 3% em novembro; 5% em dezembro e de volta ao patamar pré-crise (7%) em janeiro de 2010.


Já os carros com motorização de 1.0 l a 2.0 l, que tiveram seu IPI reduzido em dezembro de 13% para 6,5%, para veículos movidos somente à gasolina, e de 11% para 5,5%, para os equipados com motor bicombustível ou álcool, também terão sua alíquota restituida ao nível pré-crise em janeiro.


De acordo com o governo, para os veículos gasolina, o IPI subirá dos atuais 6,5% para 8% em outubro, 9,5% em novembro, 11% em dezembro e de volta a 13% em janeiro de 2010.


Já para os veículos álcool ou bicombustível o cronograma do IPI é de aumento dos atuais 5,5% para 6,5% em outubro, 7,5% em novembro, 9% em dezembro e de volta a 11% em janeiro do ano que vem.


Com informações da Agência Brasil e Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.